Agricultura orienta sobre formalização de MEIs e acesso a crédito para participantes do projeto Jovem Artesão

Por Luiz Carlos Bordin

O secretário municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio do município de São José dos Quatro Marcos-MT se reuniu com jovens participantes das Oficinas de Artesanato de Couro e Corda como Fonte de Renda, realizada pelo projeto Jovem Artesão.

O Jovem Artesão foi aprovado pelo edital 01/2020 do Prêmio Aldir Blanc de Isolamento Social, que selecionou projetos com finalidade de realização de atividades culturais em formato de isolamento social devido a Pandemia do Covid 19. O objetivo do projeto foi capacitar jovens aprendizes quatromarquenses entre 18 a 24 anos para a produção de peças de artesanato de couro e corda.

A execução foi da Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL, com recursos oriundos do Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. No município, contou com o apoio do Departamento de Cultura e Secretaria de Assistência Social, e dos Sindicato dos Produtores Rurais.

Segundo o secretário de Agricultura Vagner Meira, o projeto Jovem Artesão é uma importante ação de apoio ao artesanato local com couro e corda, e permitirá a inclusão socioprodutiva de jovens quatromarquenses iniciantes na cadeia produtiva do artesanato, gerando emprego e renda no município.

No ocasião das visitas, foi apresentado pelo Secretario Municipal de Agricultura,  para os jovens participantes informações sobre: processo de formalização dos Micro Empreendedores Individuais (MEIs), acesso a linhas de crédito junto a instituições financeiras (SICREDI, SICOOB, BB, Caixa, etc), divulgação das ações do Centro de Atendimento Empresarial (CAE), e sobre a Associação de Artesões de Quatro Marcos (AQUAMA).

O projeto Jovem Artesão foi realizado em três etapas por meio da realização de oficinas na sede do Sindicato de Produtores Ruraisdo município, com supervisão de 03 instrutores. As oficinas  ocorreram nos dias 22 a 26/02, 05 a 09/04  e 12 a 16/04, respectivamente, em horário noturno. Ao todo foram capacitados 46 jovens entre 18 a 24 anos.